EUA já têm tecnologia para produzir 'arma inteligente'

  • user warning: Table './comunidade/sessions' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed query: SELECT COUNT(sid) AS count FROM sessions WHERE timestamp >= 1473885254 AND uid = 0 in /var/www/comunidadesegura.org/includes/database.mysql.inc on line 172.
  • user warning: Table './comunidade/sessions' is marked as crashed and last (automatic?) repair failed query: SELECT DISTINCT u.uid, u.name, s.timestamp FROM users u INNER JOIN sessions s ON u.uid = s.uid WHERE s.timestamp >= 1473885254 AND s.uid > 0 ORDER BY s.timestamp DESC in /var/www/comunidadesegura.org/includes/database.mysql.inc on line 172.

Os Estados Unidos já têm a tecnologia que vai permitir o disparo de armas apenas pelo seu usuário. Uma empresa norte-americana desenvolveu um microchip que, implantado na mão de um policial, por exemplo, seria reconhecido por um dispositivo presente no cabo da arma. Um sinal digital desbloquearia o gatilho da arma e liberaria o disparo. Se uma criança ou um criminoso tentarem disparar a arma, por exemplo, o sinal não seria emitido e o gatilho continuaria travado.


A tecnologia é a mais recente tentativa para criar a “arma inteligente” que estaria sendo cogitada para ser implantada no país dentro de um ano. O presidente da Verichip Corp., empresa que desenvolveu o microchip, Keith Bolton, explica que a tecnologia também vai aumentar a segurança para os militares e para os civis que possuem armas. A companhia desenvolveu um protótipo para testes em parceria com a fabricante de armas FN Manufacturing.


Estudos similares estão sendo feitos pelo Instituto de Tecnologia de Nova Jersey (NJIT) em parceria com a fabricante de armas australiana Metal Storm. Eles estão trabalhando em um protótipo que reconhece o usuário através do punho da arma.


Para o diretor do projeto no NJIT, Donald Sebastian, a nova tecnologia pode causar um grande impacto também no comércio ilegal de armas. O FBI estima que 67% dos 16 mil homicídios ocorridos em 2002 foram cometidos com armas de fogo.


Fonte: Associated Press


Ver também:


Pesquisa de 'arma inteligente' pode receber verba federal nos EUA


Universidade faz parceria com indústria de armas para fabricar 'arma inteligente' nos EUA